II SIMGAT - II Simpósio Nacional Geografia, Ambiente e Território

Entre os dias 17 e 20 de novembro de 2020, em Belém (PA), será realizado o II Simpósio Nacional Geografia, Ambiente e Território (II SIMGAT). Este evento é organizado pela Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio) Ambiental - RPG(S)A. O tema do encontro será Políticas Ambientais no Brasil: Descontrução e Resistência e será realizado pela Universidade Federal do Para (UFPA) e Universidade Estadual do Pará (UEPA).

Para mais informações: https://iisimgat.webnode.com/

IV CONGEO - Congresso de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território

Entre os dias 9 e 14 de novembro de 2020 acontecerá o IV CONGEO - Congresso de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro e está sendo organizado em parceria pelos departamentos de geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). O tema deste congresso será "A urgência da política: descrever, representar e agir espacialmente".
Para mais informações: https://www.rebrageo.org/ivcongeo2020

XIII ENANPEGE - Encontro Nacional da ANPEGE

Entre os dias 2 a 6 de setembro de 2019 acontecerá na Universidade de São Paulo (USP) o XIII Encontro Nacional da ANPEGE que traz como tema central "A Geografia Brasileira na Ciência-Mundo: produção, circulação e apropriação do conhecimento. O evento contará com diversas mesas redondas e grupos de trabalhos. Para mais informações acesse a página: https://www.enanpege2019.anpege.ggf.br

O Laboratório Estado Território e Desenvolvimento/LESTE do Curso de Geografia da Universidade Federal da Bahia/UFBA juntamente com la Maestria em Gestión Urbana/Universidad Piloto de Colombia convidam a todos a participarem do III Seminario Internacional Estado, Territorio y Desarrollo: El territorio y la adaptabilidad al cambio a la luz de los ODS, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de setembro de 2019 na cidade de Bogotá/Colômbia.

II CONGEO - Congresso de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território

Entre os dias 05 e 08 de outubro de 2016, ocorrerá, em Natal-RN, no campus da UFRN, o II Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (II CONGEO) com a temática central intitulada: A Integração Sul-Americana e a Inserção das Regiões Periféricas.

O CONGEO objetiva refletir sobre temas relevantes para o debate político do espaço, considerando o tripé geografia política, geopolítica e gestão do território.

CONVITE PARA O IV SIMPÓSIO NACIONAL O RURAL E O URBANO NO BRASIL - IV SINARUB

O NÚCLEO DE ESTUDOS REGIONAIS E AGRÁRIOS (NERA) CONVIDA A TODOS PARA O IV SIMPÓSIO NACIONAL O RURAL E O URBANO NO BRASIL - IV SINARUB, QUE TERÁ COMO TEMA CENTRAL “O ESTADO, O CAPITAL E OS “EXCLUIDOS” NA PRODUÇÃO DO RURAL E DO URBANO”. O EVENTO OCORRERÁ NO CAMPUS DE ONDINA DA UFBA - SALVADOR – BA, NOS DIAS 08 E 09 DE SETEMBRO DE 2016. PARA MAIORES INFORMAÇÕES VISITE A PÁGINA http://www.ivsinarub.ufba.br/

III Seminário Internacional Estado, Território e Desenvolvimento - III SETED

Conforme ficou decidido em Santiago de Compostela, durante a plenária final do II SETED, o III SETED será realizado em 2018 na cidade de Salvador/Bahia/Brasil. Esperamos contar com a presença de todos para que este evento continue mantendo o sucesso.

Seminário Bahia e África(s): relações geográficas contemporâneas

Será realizado no dia 24 de julho de 2014 o Seminário Bahia e África(s): relações geográficas contemporâneas. O evento ocorrerá no Auditório A Instituto de Geociências/IGEO e as inscrições poderão ser feitas na Sala 309 B (IGEO) entre os dias 16 a 23 de julho de 2014. Para maiores informações sobre a programação, vejam o cartaz do evento clicando no botão Publicações - artigos.

LANÇAMENTO DOS LIVROS - I SETED

No dia 08 de maio de 2014, lançamos mais uma vez os dois livros oriundos do I SETED: ESTADO, TERRITÓRIO E A DINÂMICA DAS FRONTEIRAS: REFLEXÕES E NOVOS DESAFIOS e GESTÃO DO TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO: NOVOS OLHARES E TENDÊNCIAS. O evento ocorreu no Campus IV da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, na cidade de Jacobina, e foi organizado pelo Colegiado do Curso de Geografia do referido campus.

I CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA POLÍTICA, GEOPOLÍTICA E GESTÃO DO TERRITÓRIO - I CONGEO

Será realizado no período de 07 a 10 de outubro de 2014, no Campus Gávea - PUC/Rio de Janeiro, I Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - I CONGEO.